INTERCOM 2007
NP-PP.1163-1


NP Publicidade e Propaganda

EMBALAGEM - O MEIO, O CANAL E A MENSAGEM. NOTAS PARA UM DEBATE

Patricia Piana Presas (UNIFAE); Joaquin Fernandez Presas (UTP)

Resumo

O presente artigo constitui-se num relato teórico que visa levar à reflexão sobre os elementos que permitem afirmar que a embalagem atua como canal de comunicação. A reflexão aqui desenvolvida pretende discutir a embalagem como síntese discursiva e para tanto, busca caracterizar o pensamento de Walter Benjamin sobre as questões da reprodutibilidade e posteriormente faz um levantamento das relações de consumo em função da serialização, fundamentadas com os conceitos propostos por Jean Buadrillard, já que a característica funcional da embalagem se transforma em valor de troca e a embalagem passa a valer por si só. Questões relacionadas ao design e a toda comunicação visual que carrega elementos verbais e não-verbais irão sustentar a visão da embalagem como síntese discursiva.


Palavras-chave:  Embalagem, serialização, reprodutibilidad, síntese discursiva
਍ഀ