INTERCOM 2007
MUL-ME.1173-1


II Multicom - Colóquios Multitemáticos em Comunicação - Mesa

REBELDE-RBD: NARRATIVAS AMOROSAS, PUBLICIDADE E PODER਍ഀ MANIFESTAÇÕES DAS RELAÇÕES AMOROSAS NAS LETRAS DAS MÚSICAS, DAS ESTRATÉGIAS DA PUBLICIDADE E DAS MANIFESTAÇÕES DE PODER PRESENTES EM REBELDE

Clóvis de Barros Filho (USP/ESP/EE-EPP/FAPCO); João Anzanello Carrascoza (ESPM); Luciane Lucas dos Santos (ESPM); Tânia Márcia Cezar Hoff (ESPM)

Resumo

A elaboração das músicas da banda RBD e seu consumo parecem reforçar (refletir/refratar) o imaginário amoroso dos jovens, visto que sua temática são as relações amorosas. Esta parece ser uma pista dos motivos de seu êxito. Para trabalhar esse território comparece a primeira pesquisa: Narrativas amorosas nas composições musicais da banda RBD (HOFF e KERSUL). A segunda pesquisa Rebelde: estratégia de rizoma e tática de árvore (CARRASCOZA e FURTADO) discute qual traço cultural poderia estar presente nas relações entre os procedimentos de construção de Rebelde e os da publicidade. O terceiro trabalho debate as linhas de força e de fratura nos dispositivos de poder da contemporaneidade, tanto no que se refere ao consumo cultural quanto à escola e à mídia. Da escola à mídia: breve discussão sobre os novos dispositivos de poder na contemporaneidade foi realizado por LUCAS e CURY.


Palavras-chave:  comunicação, consumo, relações amorosas, publicidade, poder
਍ഀ