NP Políticas e Estratégias de Comunicações REGIONALIZAÇÃO DA MÍDIA: ESTRATÉGIAS DO GRUPO CEARENSE SOMZOOM SAT Maria Érica de Oliveira Lima (UFRN)
ResumoResumo da tese de doutorado que mostra o perfil e as estratégias de desenvolvimento da empresa de mídia e entretenimento – ramo da música, “forró eletrônico” – Somzoom Sat. A empresa possui: produtora de conteúdos, cabeça de rede localizada em Fortaleza, e que transmite para várias afiliadas no Brasil; estúdio de gravação; selo fonográfico; bandas de forró e casas de show. Pesquisa qualitativa, tendo como procedimento o Estudo de Caso histórico-descritivo. Somzoom Sat é uma empresa de cunho local, graças à tecnologia, satélite, tornou-se regional, com intenção ao nacional. E graças a Internet é possível ouvir a programação da Somzoom na rede mundial.ഀ
Numa estratégia precursora no Nordeste, em que mistura tecnologia, transmissão radiofônica, música, fonografia e show, a Somzoom revela a potencialidade do mercado regional, buscando (re) definir um novo contexto da indústria no país. ഀ
Palavras-chave: Regionalização da mídia, Somzoom Sat, Tecnologia, Cabeça de rede, Forró eletrônico |