INTERCOM 2007
NP-TU.1260-1


NP Comunicação Turismo e Hospitalidade

CORPOS AUTORIZADOS: COMUNICAÇÃO, PODER E TURISMO

Denise da Costa Oliveira Siqueira (UERJ); Euler David de Siqueira (UFJF)

Resumo

O corpo é lugar de intervenção da sociedade e da cultura sobre o indivíduo, espaço de controle amplamente reproduzido pela mídia. Meios de comunicação, os cartões-postais do Rio de Janeiro durante anos mostraram mulheres de biquini nas praias da cidade. Em 2005, foi aprovado um projeto de lei que regulamenta a veiculação, exposição e comercialização de postais com imagens femininas, com intuito de inibir o turismo sexual no estado. O ato de controlar tais imagens levou a esta discussão sobre as complexas relações entre mídia, turismo e Estado. Neste trabalho temos como objetivo refletir sobre como o Estado busca exercer o controle sobre a mídia cartão-postal. Recorremos à abordagem de Foucault acerca dos corpos dóceis e a de antropólogos sobre o corpo no universo da cultura.


Palavras-chave:  Comunicação, Corpo, Representações, Turismo e imagem, Poder
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