INTERCOM 2007
NP-JO.1272-1


NP Jornalismo

JORNAL IMPRESSO E PÓS-MODERNIDADE਍ഀ O PROJETO RUTH CLARK E A ESPETACULARIZAÇÃO DA NOTÍCIA

Luiz Roberto Saviani Rey (PUC-CAMPINAS)

Resumo

਍ഀ Resumo਍ഀ ਍ഀ A bibliografia sobre a história do Jornalismo sistematicamente omite um dos momentos mais relevantes para a compreensão das profundas transformações ocorridas no jornalismo impresso cotidiano ocidental entre o final dos anos 70 e o início dos anos 80 do século passado. Com características de Pós-Modernidade, tais rupturas forçaram os jornais ao descompromisso com a historicidade e com a hermenêutica, com as grandes narrativas, Esta pesquisa teórica pretende resgatar o histórico do Projeto Ruth Clark, de 1979, nos Estados Unidos, e mostrar como impulsionou a integração redação-marketing-publicidade, gerando jornais coloridos e espetacularizados.਍ഀ


Palavras-chave:  Jornal Impresso, Ruth Clark, Pós-Modernidade, notícia-espetáculo
਍ഀ