Intercom Júnior - Teorias da comunicação - Trabalho Individual DA TEORIA CRÍTICA À NOVA CRÍTICA ALEMÃ - OS CONCEITOS DE IMAGEM E CORPO EM DIETMAR KAMPER Guilherme Augusto Pichonelli (FCL)
ResumoO objetivo deste trabalho é analisar o pensamento de Dietmar Kamper, filósofo alemão, pensador da imagem e sociólogo do corpo. Os principais temas abordados serão imagem, corpo e mídia. Serão apresentadas rapidamente algumas correntes do pensamento da comunicação expressas por Erick Villanueva. A Teoria Crítica recebe destaque, diretamente relacionada com os pensadores da Nova Crítica Alemã: Friedrich Kittler, Christoph Wulf, Vilém Flusser e, claro, Kamper. Para este, vivemos em um mundo de imagens, no qual a cultura do olhar superou a cultura do corpo. Perdemos o olhar profundo e passamos a ver tudo bidimensionalmente. O desafio é o de sair de nossa caverna orbital, repleta de imagens, para buscar o corpo e seus sentidos. Relevando o tato, o olfato e a audição. Palavras-chave: comunicação, cultura, imagem, corpo, vínculo |