NP de Comunicação Educativa JOGOS ELETRÔNICOS NO BRASIL: INDÚSTRIA, MERCADO E O DESAFIO DA FORMAÇÃO ACADÊMICA PARA OS NOVOS PROFISSIONAIS DA COMUNICAÇÃO DIGITAL Carlos Eduardo de Martin Silva (UNI-BH)
ResumoCom a evolução tecnológica e o conseqüente surgimento de novos objetos para estudo e aplicação dos recursos digitais com perspectivas educativas e/ou comerciais, instituições de ensino superior diversas começam a ofertar disciplinas e cursos inteiros voltados ao desenvolvimento de jogos eletrônicos, que se apresentam com uma possibilidade real de (re)inserção de muitos profissionais da comunicação. Para tal, se faz necessária a identificação dos componentes e condicionadores desse novo cenário, de forma a viabilizar propostas que permitam aos egressos desenvolver plenamente a capacidade produtiva. Espera-se que entender as interseções e diferenças entre os papéis de jogadores e desenvolvedores contribua na adequação da formação, com vistas ao melhor aproveitamento dos recursos, progresso dos criadores e evolução das criaturas. Palavras-chave: Jogos eletrônicos, comunicação, formação profissional, indústria, mercado |