INTERCOM 2007
NP-PP.1334-1


NP Publicidade e Propaganda

PUBLICIDADE VIRAL - NARRATIVAS QUE SE PROPAGAM

Celso Figueiredo Neto (UPM)

Resumo

A publicidade viral vem se configurando como uma estratégia eficiente na divulgação das marcas e produtos, entre outras razões porque perverte o processo tradicional da comunicação de massa mediatizada. No modo viral o consumidor configura-se quase como co-autor das mensagens, passando a replicar as mensagens recebidas entre seu grupo de contatos, adquirindo assim o novo status perante “seus” receptores. O consumidor toma emprestado da mensagem sua capacidade de fazer rir, chorar, apaixonar-se; a mensagem empresa seu espírito a quem a envia, mudando radicalmente a sua relação com seus receptores. Do ponto de vista do anunciante o viral enriquece a mensagem com conteúdos intensos e até politicamente incorretos, o que dá a essa forma de publicidade maior liberdade criativa e possibilidades de exploração da idéia, melhorando as chances da marca ser lembrada.


Palavras-chave:  Viral, Publicidade, Propaganda, Comunicação
਍ഀ