INTERCOM 2007
NP-JO.1335-1


NP Jornalismo

O DILEMA ÉTICO DO JORNALISMO NOS SUPLEMENTOS DE TURISMO

Carmen Regina de Oliveira Carvalho (Uesb)

Resumo

O foco deste trabalho é o dilema ético do jornalismo praticado nos suplementos de turismo dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. A ética jornalística, construída ao longo da história desta atividade humana, pressupõe certos preceitos morais a serem seguidos –ou pelo menos almejados – pelos profissionais da área. Nos suplementos em tela, verifica-se uma proximidade entre o jornalismo, a publicidade e a propaganda, que provoca um conflito de ordem ética. Este conflito é gerado pela relação entre o dever ético do jornalismo em procurar a verdade dos fatos, sempre de maneira imparcial, e a garantia do lucro para a sobrevivência dos veículos de comunicação.


Palavras-chave:  Jornalismo, Ética, Suplementos de turismo
਍ഀ