NP de Comunicação Educativa A AUSÊNCIA DE PROPOSTAS EDUCATIVAS E CIDADÃS NO RÁDIO AM: UMA ANÁLISE DAS EMISSORAS DE CAMPINAS Ivete Cardoso do Carmo Roldão (PUC-Campinas)
ResumoO trabalho faz um resgate do perfil da programação das emissoras AM de Campinas SP: Educadora, Brasil, Cultura, Central e Jequitibá. Estudo de caso realizado por meio de análise bibliográfica e documental, entrevistas, além de reportagens e propagandas das rádios nos jornais da cidade. Os resultados apontam as modificações ocorridas, desde a programação educativa e cultural do início do rádio, até a análise da grade de programação atual na qual há o predomínio do arrendamento para igrejas, programação em rede em detrimento da local e ausência quase total de jornalismo. O que demonstra que a programação atual do rádio AM em Campinas não contribui, minimamente, com a educação informal, que pode ser passada também por meio da mídia, e consequentemente não auxilia na construção da cidadania da população da cidade. Palavras-chave: rádio, programação, educação, cidadania |