INTERCOM 2007
NP-PP.1355-1


NP Publicidade e Propaganda

FLEXIBILIDADE DA IDENTIDADE VISUAL DO GOOGLE: UM ESTUDO DE CASO PARA O FORTALECIMENTO DA COMUNICAÇÃO DAS MARCAS COM O NOVO CONSUMIDOR਍ഀ

Luiz Gonçalves Campos (UNIPAC)

Resumo

A proposta deste artigo é desenvolver através de um estudo de caso, uma análise de discurso da identidade visual flexível de uma das marcas mais fortes na internet: o Google. Pretende-se assim mapear e apontar novos rumos na parametrização e aplicação das marcas na web, um meio que, por sua interatividade e usabilidade, apresenta um alto grau de efemeridade e subversão dos códigos comunicacionais do até então discurso visual normatizado e sistematizado da era pré-digital que impunha regras rígidas de aplicação das marcas nos diversos suportes midiáticos. Surge daí o espaço para fazer proposições de como a flexibilidade pode conviver com a rigidez das normas, descobrindo subsídios para um ponto de equilíbrio que permita, ao nível no marketing, a construção de uma marca forte na internet.


Palavras-chave:  Marcas, Identidade Visual, Design, Internet
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