INTERCOM 2007
NP-PO.1388-1


NP Políticas e Estratégias de Comunicações

A PAUTA - INSTRUMENTO REFERENCIAL NA PRODUÇÃO JORNALÍSTICA

Cristina Rego Monteiro da Luz (UFRJ)

Resumo

A pauta jornalística, instrumento referencial decisivo no processo de produção da notícia, é muito pouco explorada no estudo sobre a mídia jornalística no Brasil, o que compromete o paradigma de confiabilidade em relação ao discurso jornalístico que dela resulta. A pauta revela injunções políticas, econômicas e sociais. Colocar a arquitetura da pauta em foco na discussão a respeito dos mecanismos de controle dos sistemas de produção do conteúdo jornalístico (1) revela um cenário que dissemina um pensamento único, potencializado por interesses comerciais através da pressão tecnológica de reprodutibilidade acelerada, o que ameaça seriamente o vigor da ética no jornalismo e (2) resgata a identificação de elementos centrais da construção dos estados mentais das audiências, pois direcionam fortemente a configuração do real, engendrado pela mídia.


Palavras-chave:  pauta, grupos de mídia, comunicação, jornalismo, democratização
਍ഀ