INTERCOM 2007
NP-UR.1407-1


NP Comunicação e Cultura Urbanas

A MERCADORIA NA ÉPOCA DE SUA REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA - CONSUMO E SUBJETIVIDADE EM SÃO PAULO, 1890-1930

Maria Izabel de Azevedo Marques Birolli (FECAP)

Resumo

Essa pesquisa é uma investigação histórica sobre a constituição de uma certa subjetividade urbana, capitalista, ligada ao consumo de objetos. Procuro analisar o papel que a mercadoria, enquanto um objeto confeccionado para a venda no comércio e revestido com valores ideológicos, exerceu sobre os processos de subjetivação, inventando, abrindo ou mesmo esgarçando novos territórios de percepção. Focalizo as transformações que ocorreram na economia paulista a partir do Encilhamento (1890-1891) que, embora de modo ainda bastante incipiente, fez germinar na cidade uma considerável ampliação do consumo movido por toda uma cultura visual ligada às novas mercadorias postas à venda no comércio.


Palavras-chave:  consumo, subjetividade, cultura urbana, história
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