INTERCOM 2007
NP-AU.1410-1


NP de Comunicação Audiovisual

MATERIAL DE ARQUIVO E MONTAGEM NO CURTA-METRAGEM LINGUAGEM DE ORSON WELLES

Samuel José Holanda de Paiva (UFSCar)

Resumo

Este texto é uma reflexão sobre o filme Linguagem de Orson Welles (1991), de Rogério Sganzerla. Trata-se de um curta que compõe ao lado de três longas-metragens do mesmo diretor – Nem tudo é verdade (1986), Tudo é Brasil (1997) e O signo do caos (2003) – uma tetralogia inspirada em It´s all true (1942), projeto cinematográfico de Orson Welles que resultou inacabado. O interesse da discussão em pauta diz respeito principalmente à utilização de material audiovisual de arquivo articulado por uma montagem vertical de modo a resultar em uma concepção da História como conflito. Nesse sentido, são referências fundamentais as teorias de Eisenstein, Erich Auerbach, Mikhail Bakhtin, Giambattista Vico e Walter Benjamin.


Palavras-chave:  Cinema, História, Material de Arquivo, Montagem de Conflito
਍ഀ