NP Comunicação Científica PUBLICIDADE E FUTEBOL: REPRESENTAÇÕES DO JOGADOR NA MÍDIA IMPRESSAഀ
Tânia Márcia Cezar Hoff (ESPM); Lourdes Gabrielli (PUC); Selma Felerico (ESPM)
ResumoResultado inicial de um projeto de pesquisa, desenvolvido em conjunto pelas autoras, sobre corpo masculino e consumo, este artigo aponta para algumas reflexões a respeito do valor retórico da representação do corpo do jogador de futebol. Considerando-se a descoberta do público masculino pela publicidade e a conseqüente emergência de diferentes representações do homem na criação publicitária, analisamos como os jogadores de futebol são representados na mídia impressa – revistas Veja, Vip, PlayBoy e Claudia – no período de março de 2006 a março de 2007. Observamos, nas revistas mencionadas, apenas anúncios que utilizam imagens de jogadores de futebol, e identificamos que a ilustração e o testemunhal são técnicas utilizadas com bastante freqüência. Palavras-chave: publicidade brasileira, mídia impressa, representação de corpo, futebol |