INTERCOM 2007
COL.1421-2


I Colóquio Bi - Nacional de Ciências da Comunicação Brasil-Argentina

COMUNICAÇÃO - POR UMA NOVA CONCEPÇÃO NA FORMAÇÃO

Alexandre Dias Paza (ECA/USP)

Resumo

Discutir as questões que envolvem, na contemporaneidade, a formação dirigida à pesquisa requer atenção no sentido de se rever as concepções com as quais tanto o ensino superior quanto a pós-graduação têm sido compreendidos e implementados. É preciso ultrapassar as falsas idealizações de que estes dois estágios se constituem em etapas conclusivas da formação. Compreender o conhecimento como produção de linguagens implica ter a pesquisa como porta de acesso ao mercado visando ações de transformação da realidade. A comunicação, neste sentido, ocupa um lugar privilegiado, na medida em que o audiovisual se constitui em linguagem mercadológica que possibilita a inversão, em países subdesenvolvidos, da lógica de consumo em favor da produção, como demonstraremos.


Palavras-chave:  comunicação, audiovisual, conhecimento, pesquisa, graduação
਍ഀ