INTERCOM 2007
ALT-MI.1524-1


Altercom - Mediações e interfaces comunicacionais

DA PRAÇA AO ÔNIBUS: PERFORMANCE, SOCIABILIDADE E A RESSIGNIFICAÇÃO DE ESPAÇOS PÚBLICOS DA CIDADE NAS INTERPELAÇÕES COMUNICACIONAIS

Marcela Belchior Gomes de Matos (UFC)

Resumo

Quem utiliza o transporte público da cidade com certa freqüência, possivelmente já se deparou com as abordagens de que trata este estudo. Variando na forma e no conteúdo, homens, mulheres, jovens e crianças lançam mão de estratégias de venda que mais parecem poesia, ao adentrar diariamente nos ônibus que percorrem Fortaleza. A fala ritmada com que se comunicam muitos deles; o canto que dá vez à criatividade no jogo de idéias; o corpo imposto à frente do público; a mercadoria à venda. Tudo isso compõe a troca de linguagens e códigos de que é composto o cenário onde este trabalho tem origem. Historicamente realizadas em praças públicas, as performances são, agora, executadas em transportes coletivos, que desafiam o conceito de não-lugar e se consolidam como um novo local de sociabilidade na cidade.


Palavras-chave:  performance, cidade, cultura, interpelação, sociabilidade
਍ഀ