INTERCOM 2007
ALT-MI.1526-1


Altercom - Mediações e interfaces comunicacionais

IDENTIDADE NACIONAL, REPRESENTAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO COMÉRCIO EXTERIOR: UMA ABORDAGEM A PARTIR DAS EXPECTATIVAS DOS EXPORTADORES BRASILEIROS DE FLORES E PLANTAS ORNAMENTAIS

Antonio Hélio Junqueira (ESPM)

Resumo

A presente pesquisa qualitativa foi desenvolvida entre os meses de abril a novembro de 2003 envolvendo as principais lideranças e empresas brasileiras exportadoras de flores e plantas ornamentais nos diversos pólos geográficos de produção em todo o País. Teve como objeto as percepções desses agentes quanto às necessidades e expectativas relacionadas à construção de processos de comunicação dirigida e de representação identitária do Brasil junto aos seus clientes atuais e potenciais no mercado exterior. A análise dos dados obtidos permitiu a constatação de tendências importantes quanto à valorização da comunicação dirigida de uma identidade nacional regulada e setorialmente controlada como fator de diferenciação positiva no mercado internacional, com fortes expectativas na sua correlação com o êxito comercial nas exportações.


Palavras-chave:  Identidade Nacional, Comunicação, Representação Identitária, Identidade Regulada, Mediações
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