INTERCOM 2007
NP-RP.1591-1


NP Relações Públicas e Comunicação Organizacional

POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO E GESTÃO EMPRESARIAL: A EXPERIÊNCIA DA EMBRAPA

Heloiza Dias da Silva (Embrapa); Jorge A. M. Duarte (Embrapa)

Resumo

Desde a década de 1990, as organizações têm adotado a comunicação como instrumento estratégico. É uma trajetória que inicia com a redemocratização do País, passa por transformações dos setores público e privado e avança com as novas tecnologias e, cada vez maiores, exigências da sociedade por transparência, informação, responsabilidade social, ética e relacionamentos adequados. O presente trabalho objetiva apresentar uma síntese da experiência da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa na construção de sua política de comunicação para ajudar a organização a qualificar sua ação neste novo ambiente. Busca apresentar também alguns exemplos dos mecanismos utilizados pela empresa para inserir estrategicamente a comunicação em sua Política Geral de Administração e incorporá-la em todas as instâncias da organização


Palavras-chave:  comunicação organizacional, gestão, política de comunicação
਍ഀ