Intercom Júnior - Mediações e interfaces comunicacionais - Trabalho individual IMAGEM DA CIENTISTA –ESTEREOTIPOS REFORÇADOS ATRAVÉS DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA .ഀ
ഀ
Jerussa Figueiredo Ramos (uesc)
ResumoCom base em análise de edições on-line da revista Fapesp, de janeiro de 2004 a maio de 2007, este artigo pretende verificar de que maneira a ciência se auto-representa, amparada pelos meios de comunicação, reafirmando o estereótipo da representação social da mulher cientista, possibilitando inclusive a manutenção o status quo em relação a hierarquia de gênero do fazer e na condução da ciência na atualidade. Para tanto serão levados em consideração alguns aspectos do discurso das entrevistadas, o valor icônico atrelado as suas imagens fotográficas, assim como o percentual de publicações nos quais constam cientistas entrevistados do sexo feminino e masculino. Contudo pretende-se evindeciar as diferenças de gênero na condução da ciência e de que forma a divulgação científica atua como interface na representação destes valores para sociedade. Palavras-chave: Mulher-cientista, imagem, gênero |