INTERCOM 2007
NP-EC.1608-1


NP Comunicação Científica

TELEJORNAL: A ASSOCIAÇÃO DE ASPECTOS AMBIENTAIS À IMAGEM DA EPTV COMO FORMA DE AUTOPROMOÇÃO

Edson Luiz Pizzigatti Corrêa (ESALQ - USP); Antônio Ribeiro de Almeida Júnior (ESALQ - USP)

Resumo

Este artigo analisa a apropriação dos espaços do Jornal Regional (JR) com notícias que visam promover o veículo de comunicação Emissoras Pioneiras de Televisão (EPTV), divulgando seus produtos e iniciativas associadas ao meio ambiente. A partir da observação de três meses consecutivos da programação do telejornal que é líder de audiência na região de influência, foram analisadas as notícias que tinham por intenção promover a emissora e seus produtos. A associação do discurso ambientalista à imagem do veículo e a distorção do conceito de ambiente e sua espetacularização como forma de despertar o interesse do público são algumas das observações relacionadas.


Palavras-chave:  Mídia de massa, Telejornal, Ambiente, Publicidade
਍ഀ