INTERCOM 2007
ALT-CT.1628-1


Altercom - Cibercultura e tecnologias da comunicação

PUBLICIDADE NO CELULAR: FÁCIL DE AGRADAR, DIFÍCIL DE APROVAR

Érika Fernanda Caramello (UNIVALI); Guilherme dos Santos Tsubota (PUCSP)

Resumo

O presente artigo aborda a dificuldade de se aprovar campanhas publicitárias em celular no Brasil. Afinal, por que ainda são poucas as campanhas publicitárias brasileiras que utilizam o celular como mídia principal? Para responder tal questão, é necessário averiguar os motivos que levam as agências publicitárias a não aprovarem campanhas mobile. Metodologicamente, foram realizadas pesquisas bibliográficas e online, bem como entrevista em profundidade, de caráter qualitativo, com questões não-estruturadas acerca do assunto com alguns publicitários de grandes agências de publicidade paulistanas. Como resultados, o celular não é reconhecido como meio de comunicação pelos publicitários e clientes, dificultando a venda de campanhas nessa mídia, refletindo na pequena porcentagem destinada a este meio em relação a verba total das campanhas, geralmente destinadas a mídias tradicionais.


Palavras-chave:  Publicidade, Celular, Mídias Digitais
਍ഀ