INTERCOM 2007
IJ-CO.1629-1


Intercom Júnior - Comunicação organizacional, relações públicas e propaganda - Trabalho Individual

O QUE MOTIVA E DETERMINA A COMPRA E O CONSUMO DE CHOCOLATE

Claudia Marques Braga (PUCC); Roberta Daolio (PUCC); Maoella de Aguiar Oliveira (PUCC)

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir o comportamento dos consumidores de chocolate, relacionando as maiores motivações e determinantes de compra e consumo deste alimento, baseado em uma análise das percepções que os consumidores têm dos fabricantes e marcas de chocolates disponíveis no mercado brasileiro. O estudo foi feito através de pesquisa bibliográfica, utilizando modelo de Howard-Sheth e as teorias da motivação, e de uma pesquisa de campo, descritiva quantitativa, realizada com 130 homens e mulheres de 15 a 34. Foi possível compreender o comportamento dos consumidores de chocolates em todas as etapas: como selecionam, compram, usam e descartam os produtos, e também o papel da propaganda no processo de decisão.


Palavras-chave:  Comportamento consumidor, chocolate, motivação compra
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