NP Comunicação e Cultura Urbanas CONSUMO, CENÁRIOS COMUNICACIONAIS E SUBJETIVIDADES JUVENIS Josimey Costa da Silva (UFRN); Rosamaria Luiza de Melo Rocha (ESPM)
ResumoEsta comunicação articula reflexões das pesquisas "Imagens limiares e visualidades juvenis: imagética do consumo", sediada na ESPM/SP, e “Imagens de presença e de ausência: sentidos midiáticos da subjetividade juvenil”, sediada na UFRN. O consumo simbólico é referência de uma epistemologia sobre processos comunicacionais / midiáticos apoiada em investigações multimetodológicas. Buscam-se critérios para pensar o consumo como sistema midiático com implicações em processos materiais e produtivos, e também como regime afetual, dinâmica estésica e estética de produção de sentido vinculado a dimensões simbólicas, ideológicas. São investigadas práticas de consumo dirigidas ao corpo e relevantes nos processos de subjetivação de jovens urbanos tanto pela reprodução de padrões como pela criação de novas formas de apropriação de bens simbólicos. Palavras-chave: Comunicação, consumo, imagem, corpo, juventude |