INTERCOM 2007
NP-EC.1661-1


NP Comunicação Científica

A EXTENSÃO RURAL EDUCATIVA E A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: UMA ABORDAGEM DE COMUNICAÇÃO RURAL PARA A FORMAÇÃO DE AGRICULTORES

Irenilda de Souza Lima (UFRPE)

Resumo

Pretendemos com este trabalho sistematizar algumas bases teóricas e experiências empíricas sobre a utilização da Pedagogia da Alternância, considerando-a como estratégias de comunicação rural para a formação de agricultores. A pertinencia do tema se dá por considerar que os saberes sobre práticas agropecuárias são adquiridos na relação da escola com o contexto camponês. Compreendemos que a pedagogia da alternancia é uma prática de comunicação rural educativa por considerar que há conhecimentos que somente serão adquiridos na prática da agricultura familiar em alternância do tempo na escola e do tempo na comunidade. Esta estratégia está coerente com as idéias libertárias de Paulo Freire ao afirmar que educação é comunicação na medida que é o encontro de sujeitos interlocultores mediatizados pelo mundo e a cultura de cada sujeito cognoscente.


Palavras-chave:  Extensão Rural, Comunicação Rural, Educação do Campo, Pedagogia da Alternância
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