NP Relações Públicas e Comunicação Organizacional CONSUMO NAS ORGANIZAÇÕES: UMA ANÁLISE SOBRE AS CONSTRUÇÕES DE SENTIDO NAS CAMPANHAS DA NATURA. Joana Araujo (ESPM)
ResumoEste artigo faz uma análise do discurso de três peças de comunicação da Natura com objetivo de flagar os implícitos e explícitos destes textos propondo uma relação entre os valores ali levantados e o imaginário da Sociedade de Consumo. Através da identificação de diferentes noções presentes nos textos (a de harmonia; neutralidade e cientificidade e pertencimento), este artigo explicita como os valores ali encontrados entram em consonância com a obsolescência programada, com a ilusão de liberdade e com as singularidades desta Sociedade de Consumo. Discute-se a centralidade das organizações e da Comunicação Organizacional na concepção da sociedade quando as mesmas constroem sentidos ao comunicarem seus produtos, ao administrarem pessoas, ao empregarem indivíduos, ao assumirem o lugar do Estado ao atuarem de forma socialmente responsável. Palavras-chave: análise do discurso, sociedade do consumo, comunicação organizacional, memória discursiva, construção de sentido |