INTERCOM 2007
IJ-CA.1663-1


Intercom Júnior - Comunicação audiovisual (cinema, rádio e televisão) - Trabalho individual

O JORNALISMO SENSACIONALISTA REPRESENTADO EM PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS

Rafael Sodré de Matos (UESC)

Resumo

O presente artigo é resultado de uma reflexão sobre filmes e documentários que retratam o jornalismo sensacionalista e tem como objetivo discutir a manipulação de informação e o sensacionalismo no quarto poder a partir dessas produções. Pretende-se também analisar o modo como os jornalistas malogrados são representados nesse tipo de produção, e como as histórias da vida real são transportadas para o cinema. A escolha das obras a serem analisadas obedeceu entre outros critérios, a relevância dos temas abordados. As produções são, respectivamente: “O quarto poder”, “O preço de uma verdade”, “Todos os homens do presidente” e “Brasil: Muito além do Cidadão Kane”.


Palavras-chave:  sensacionalismo, manipulação da notícia, ética, quarto poder, quinto poder
਍ഀ