INTERCOM 2007
IJ-MI.1719-1


Intercom Júnior - Mediações e interfaces comunicacionais - Trabalho individual

OLHARES SEMIÓTICOS SOBRE A COMUNICAÇÃO VISUAL:਍ഀ OS RECENTES ESTUDOS DOS SIGNOS VISUAIS NOS MATERIAIS PUBLICITÁRIOS.਍ഀ

Danilo Silva Gazinhato (IMES)

Resumo

A presente pesquisa tem como o objetivo, identificar quais são os métodos e modelos teórico-análiticos, originários das distintas correntes semióticas (cultural,discursiva e peirceana),mais utilizados por pesquisadores brasileiros na análise dos signos visuais em peças publicitárias.Para isso, foi realizada análise documental nos anais dos congressos da Associação Brasileira de Estudos Semióticos (ABES), no período de 2003 a 2006.Considerando como pesquisas de semiótica aplicada, aquelas que utilizam o caráter operatório dos métodos e modelos para a análise de linguagens específicas, o mapeamento destas pesquisas, pretende levantar hipóteses a respeito das inovações que podem ser oferecidas por determinadas teorias, no estudo dos signos visuais na publicidade.


Palavras-chave:  Publicidade, Semiótica, Aplicada, Signos, Visuais
਍ഀ