NP Comunicação e Cultura Urbanas “EU NÃO VIVO SEM CELULAR”: SOCIABILIDADE, CONSUMO, CORPORALIDADE E NOVAS PRÁTICAS NAS CULTURAS URBANAS Sandra Rúbia da Silva (UFSC)
ResumoNeste artigo, busco analisar algumas das implicações trazidas pela centralidade que os telefones celulares adquiriram na vida cotidiana. Reflito sobre o tema a partir da constatação da crescente relação entre cultura e consumo na contemporaneidade, privilegiando uma abordagem teórica do consumo como comunicação que busca levar em conta a visão dos agentes sociais a respeito de suas próprias práticas. Nesse sentido, partindo da relação entre celulares e cultura de consumo, trago os resultados de pesquisas de caráter etnográfico desenvolvidas recentemente, em vários países, sobre o assunto. A seguir, apresento os primeiros dados de meu próprio trabalho de campo. A análise dos dados aponta, entre outras mudanças, para o importante papel do celular na inclusão simbólica dos indivíduos – especialmente dos jovens - na lógica cultural própria da contemporaneidade: instantânea, móvel e virtual. Palavras-chave: Telefones celulares, Sociabilidade, Consumo, Práticas Culturais, Corporalidade |