INTERCOM 2007
NP-UR.1736-1


NP Comunicação e Cultura Urbanas

“EU NÃO VIVO SEM CELULAR”: SOCIABILIDADE, CONSUMO, CORPORALIDADE E NOVAS PRÁTICAS NAS CULTURAS URBANAS

Sandra Rúbia da Silva (UFSC)

Resumo

Neste artigo, busco analisar algumas das implicações trazidas pela centralidade que os telefones celulares adquiriram na vida cotidiana. Reflito sobre o tema a partir da constatação da crescente relação entre cultura e consumo na contemporaneidade, privilegiando uma abordagem teórica do consumo como comunicação que busca levar em conta a visão dos agentes sociais a respeito de suas próprias práticas. Nesse sentido, partindo da relação entre celulares e cultura de consumo, trago os resultados de pesquisas de caráter etnográfico desenvolvidas recentemente, em vários países, sobre o assunto. A seguir, apresento os primeiros dados de meu próprio trabalho de campo. A análise dos dados aponta, entre outras mudanças, para o importante papel do celular na inclusão simbólica dos indivíduos – especialmente dos jovens - na lógica cultural própria da contemporaneidade: instantânea, móvel e virtual.


Palavras-chave:  Telefones celulares, Sociabilidade, Consumo, Práticas Culturais, Corporalidade
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