INTERCOM 2007
NP-TI.1793-1


NP Tecnologias da Informação e da Comunicação

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E DIVERSIFICAÇÃO NO MERCADO DA COMUNICAÇÃO: A INTRODUÇÃO DA INTERNET EM DOIS GRUPOS BRASILEIROS DE MÍDIA IMPRESSA

Sabine Righetti (Unicamp); Ruy Quadros (Unicamp)

Resumo

A emergência da internet como uma nova mídia obrigou as empresas de mídia impressa a definirem estratégias para entrar no mercado de comunicação e de serviços baseados nessa plataforma. O trabalho proposto apresenta resultados de uma pesquisa sobre as estratégias de diversificação de negócios nas empresas de comunicação impressa brasileiras, com base na exploração de serviços na internet. O processo é estudado sob o enfoque da estratégia competitiva e tem como base a investigação empírica das estratégias tecnológicas e de mercado do Grupo Folha e do Grupo Estado. Os dois casos evidenciam que a internet foi vista pelas empresas como uma inovação tecnológica incerta e promissora, mas a trajetória tecnológica de cada uma dessas empresas é bastante distinta.


Palavras-chave:  Internet, Estratégias competitivas, Crise do Jornalismo Impresso, Inovação Tecnológica, Jornalismo Online
਍ഀ