Altercom - Comunicação organizacional, relações públicas e propaganda ÍNDICE BRASIL DE INOVAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE DIVULGAÇÃO JORNALÍSTICA DE UM TRABALHO ACADÊMICO QUE MENSURA INOVAÇÃO EMPRESARIAL Sabine Righetti (Unicamp); Simone Pallone (Unicamp); André Tosi Furtado (Unicamp); Ruy Quadros (Unicamp)
Resumoproposta é apresentar as estratégias de divulgação do projeto Índice Brasil de Inovação (IBI), desenvolvido com apoio da Fapesp por pesquisadores do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT/IG/Unicamp), a partir da demanda da revista Inovação Uniemp. O público alvo da comunicação do IBI eram empresas do setor de transformação. O trabalho exigiu habilidade para lidar com a imprensa, tanto no convencimento da pauta quanto na manutenção do rigor dos conceitos científicos e da hierarquia de informações, e para lidar com as entidades de classe, que podiam influenciar a decisão de seus associados a aderirem ao IBI. Pretende-se detalhar as etapas da divulgação do IBI desde a sua criação, a convocação das empresas para adesão ao projeto e a apresentação dos resultados, destacando o desafio de divulgar temas ligados à ciência e tecnologia para públicos diferentes. Palavras-chave: Divulgação científica, Comunicação empresarial, Indicadores de C&T, Inovação tecnológica |