INTERCOM 2007
NP-CI.1929-1


NP Comunicação para a Cidadania

O RÁDIO E SEU POTENCIAL PARA A PROMOÇÃO DA CIDADANIA DAS MULHERES DE PALMAS-TO

Valquíria Guimarães da Silva (UFT); Fernando Jorge Fonseca Neves (UFT); Marluce Evangelista Carvalho Zacariotti (UFT)

Resumo

Diagnosticar as principais temáticas que interferem na qualidade de vida das mulheres de Palmas e avaliar o rádio enquanto veículo de promoção dessa discussão, e, assim, contribuir para a construção da cidadania feminina, foi o objetivo deste trabalho. Para isso foi elaborado um questionário, com base em alguns temas sugeridos pela literatura de gênero e entrevistas junto a órgãos locais de defesa da mulher, e aplicado a uma amostra de 600 mulheres. Os temas extraídos foram: Direitos no trabalho e cidadania; Direitos civis; Integridade física e psicológica; e Saúde da mulher. Os resultados permitiram, também, confirmar o potencial do rádio enquanto veículo facilitador na formação crítica da consciência da mulher acerca de seus direitos e deveres.


Palavras-chave:  Gênero, Cidadania, Consciêntização, Rádio, Educação
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