INTERCOM 2007
IJ-JE.1996-1


Intercom Júnior - Jornalismo e editoração - Trabalho individual

GEOGRAFIA DA NOTÍCIA: COMO OS ACONTECIMENTOS ECONÔMICOS NACIONAIS SÃO REPERCUTIDOS NOS JORNAIS DE PERNAMBUCO

Mariana Banja Bezerra Correia (UNICAP); Rafael Salviano Marques Marroquim (UNICAP); Júlia Bezerra Salamé (UNICAP); Caroline de Pontes Barreto Jordão (UNICAP)

Resumo

A pesquisa tem por objetivo averiguar o grau de repercussão dos acontecimentos econômicos nacionais na esfera pública local, a partir da análise das edições dominicais dos cadernos de economia veiculadas pelos dois principais periódicos pernambucanos, Jornal do Commercio e Diario de Pernambuco, no mês de março dos anos de 1999, 2003 e 2007. Embora o campo econômico se revele como importante nicho de racionalidade, a cobertura empreendida pelos jornais pouco ou em quase nada refletem a opinião de fontes do estado, determinando a prospecção de um não-lugar midiático. As notícias são majoritariamente construídas com relatos oficiais (governo, agentes do mercado financeiro) e expressam alto índice de narrativas com mecanismos internos de acesso (dimensão esotérica do discurso).


Palavras-chave:  Jornalismo econômico, não-lugar midiático, representação social, discurso
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