INTERCOM 2007
NP-RA.2014-1


NP Rádio e Mídia Sonora

O MERCADO FONOGRÁFICO NACIONAL E A PRODUÇÃO DE MÚSICA ERUDITA

Eduardo Vicente (USP); Marcos Julio Sergl (USJ)

Resumo

O presente artigo visa oferecer um breve olhar acerca do segmento da música erudita no contexto da indústria fonográfica nacional. Para tanto, é apresentado inicialmente um breve histórico dessa produção, cobrindo o período que vai do final dos anos 50 até a década de 1980: período de consolidação da indústria no país, em que várias ações no setor erudito são desenvolvidas. A seguir, buscamos apresentar um breve relato acerca do cenário da indústria que se desenvolve a partir da década de 1990, entendendo que esse período demarca uma nova fase: baseada no formato CD e nas facilidades de produção – inclusive autônoma – oferecidas pelas tecnologias digitais. Segue-se, então, a apresentação do cenário atual da produção erudita, bem como algumas reflexões acerca dos impasses e alternativas para o segmento.


Palavras-chave:  Música Erudita, Indústria Fonográfica, Música Brasileira, Indústria Cultural
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