INTERCOM 2007
NP-JO.2045-1


NP Jornalismo

O JORNALISMO VISUAL E A FORMAÇÃO DO IMAGINÁRIO POLÍTICO: SEDUÇÃO E IDENTIFICAÇÃO NOS PROCESSOS DECISÓRIOS

Luciano Guimarães (Unesp)

Resumo

Analisamos alguns comportamentos do jornalismo visual na formação do imaginário que serve de sustentação para o julgamento de valores de personalidades políticas. Dividimos a análise em duas partes. Na primeira, abordamos o desempenho dos dois candidatos do segundo turno para a eleição de Presidente da República do Brasil, no debate promovido pela Rede Globo em 2006, fundamentando a análise nas imagens produzidas pelos gestos e pelo deslocamento dos candidatos no palco. Na segunda, apresentamos algumas características do jornalismo visual na cobertura política, pretendendo demonstrar como pode ser verificada a intencionalidade de alguns produtos midiáticos, destacando a imagem dos últimos governantes do Brasil e da Alemanha nas capas da revista brasileira Veja e da alemã Der Spiegel.


Palavras-chave:  jornalismo visual, imagem, imaginário político, mídia
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