INTERCOM 2007
IJ-TC.2104-2


Intercom Júnior - Teorias da comunicação - Trabalho Individual

“VIDA BANDIDA”: FIGURANTES NA SOCIEDADE, PROTAGONISTAS NA MÍDIA

Milena de Oliveira Ribeiro (F2J); Larissa de Oliveira Barreto (F2J); Núbia dos Santos Passos (F2J)

Resumo

A leitura dos livros Cabeça de Porco, Elite da Tropa e Falcão - Meninos do Tráfico nos fez perceber a realidade brasileira através de uma outra ótica, que até então só era conhecida a partir da mediação superficial e estigmatizada levada a cabo pelos meios de comunicação de massa (MCM). Este ensaio consiste em problematizar a questão da (ir)responsabilidade e/ou a contribuição dos veículos midiáticos para a criação de estereótipos, fortalecimento da reprodução de preconceitos e da invisibilidade de uma parcela da sociedade. Assim, nos baseamos na observação diária dos produtos da mídia e nas referências que as pessoas fazem através dos discursos construídos e disseminados em relação aos indivíduos oriundos de classes menos favorecidas.਍ഀ


Palavras-chave:  Exclusão, Imagem, Indivíduo marginalizado, Invisibilidade, Mídia
਍ഀ