INTERCOM 2007
NP-PP.2174-1


NP Publicidade e Propaganda

MEMÓRIA DA PROPAGANDA NA REGIÃO DE CAMPINAS.਍ഀ UM PROJETO DE ESTUDO DA HISTÓRIA E DA CULTURA ATRAVÉS DA PUBLICIDADE REGIONAL਍ഀ

Flailda Brito Garboggini Siqueira (PUCC)

Resumo

Trata da implantação inicial do Centro de Memória da Propaganda na região de Campinas, enquanto espaço e fonte de material para estudos dos discursos e das linguagens utilizadas ao longo de diferentes períodos de produção e criação de mensagens ou anúncios comerciais e institucionais dos mais diferentes tipos e origens de anunciantes, priorizando a propaganda regional. Fundamenta teoricamente e expõe os passos traçados, iniciando pela recuperação de material, inclusive das agências Meta e Portal, pioneiras da área na Região de Campinas. Justifica a importância das pesquisas sobre a sociedade através da análise dos significados inseridos no discurso da publicidade, incluindo a possibilidade da observação dos estilos e técnicas da criação e produção de comerciais para as diferentes mídias em diferentes períodos.


Palavras-chave:  publicidade, propaganda, memória, história da mídia
਍ഀ