INTERCOM 2007
NP-UR.2206-2


NP Comunicação e Cultura Urbanas

ESCOLAS DE SAMBA: CULTURA E MIDIATIZAÇÃO NO CARNAVAL CARIOCA

Vicente Magno Figueiredo Cardoso (Uerj)

Resumo

O presente trabalho é parte da dissertação de mestrado a ser apresentada no próximo ano no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Uerj. A pesquisa, que segue em andamento, tem o objetivo de investigar o relacionamento entre as escolas de samba da cidade do Rio de Janeiro e a mídia, focando no entendimento que essas instituições têm acerca dos veículos de mídia e como se posicionam diante deles, adaptando seus discursos e até as próprias escolas de samba para conseguirem mais exposição. A parte apresentada nesse artigo consiste na contextualização do surgimento dessas instituições, focando na sua origem ligada aos jornais da época e as trocas culturais que as fizeram se transformar com o decorrer do tempo.


Palavras-chave:  Escolas de samba, Rio de Janeiro, cultura, mídia
਍ഀ