NP Semiótica da Comunicação COMER COM OS OLHOS: ESTUDO DAS IMAGENS DA COZINHA BRASILEIRA NA REVISTA CLAUDIA COZINHA Helena Maria Afonso Jacob (PUC-SP)
ResumoA gastronomia é hoje um tema que vem sofrendo uma verdadeira explosão midiática. Neste trabalho apresentamos os resultados da dissertação de mestrado também intitulada “Comer com os olhos: estudo das imagens da cozinha brasileira a partir da revista Claudia Cozinha”, defendido em 2006. Utilizando o trabalho de Gilberto Freyre na definição do que é a comida típica brasileira, especificamente nos livros Casa-Grande&Senzala e Açúcar, estudamos como a revista Claudia Cozinha representa a comida brasileira em suas páginas, contando dois momentos específicos: antes e depois da reforma gráfica e editorial pela qual a publicação passou em maio de 2003. Tomando por base os estudos sobre imagens de Norval Baitello Jr. e Vilém Flusser, além de conceitos da semiótica da cultura, observamos como a comida típica do Brasil é representada visualmente nas páginas de Claudia Cozinha. Palavras-chave: Revistas, Gilberto Freyre, Imagem, Gastronomia, Semiótica da Cultura |