INTERCOM 2007
NP-FT.2249-2


NP Fotografia: Comunicação e Cultura

PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDO DA METÁFORA VISUAL NO DISCURSO PUBLICITÁRIO

Gustavo Luiz de Abreu Pinheiro (UFBA)

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar operadores da discursividade visual e processos de modelação icônica da metáfora visual na publicidade. Para tanto, realizamos a análise da metáfora visual do tipo símile no anúncio da marca de rações para cães Cesar. O fenômeno foi definido e compreendido sob a perspectiva da teoria da interação e da teoria da metáfora conceitual e tendo como horizonte teórico metodológico autores do campo da percepção e da comunicação visual, da semiótica, da teoria da comunicação e da retórica publicitária. Como resultado, identificamos uma série de operadores de modelação icônica, como os princípios perceptivos da Gestalt, a justaposição e o olhar do espectador como eixo de articulação da imagem e demonstramos a importância de elementos contextuais internos do anúncio na construção de sentido da metáfora visual.


Palavras-chave:  Metáfora visual, retórica, construção de sentido, publicidade
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