INTERCOM 2007
NP-RP.2261-1


NP Relações Públicas e Comunicação Organizacional

A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL COMO ELEMENTO ESTRATÉGICO PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CORPORATIVA E DA IMAGEM INSTITUCIONAL DAS EMPRESAS

Camila Krohling Colnago (USP)

Resumo

A comunicação organizacional, entendida como elemento de caráter estratégico para a gestão e a administração das organizações modernas, representa um importante canal de troca de informações e relacionamento entre o ambiente interno das empresas e o mundo exterior a elas: seus públicos, o mercado e a sociedade em geral. É a comunicação que viabiliza a construção da cultura organizacional e da identidade corporativa, e que permite que as organizações gerem no ambiente externo uma imagem institucional coerente e competitiva. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa qualitativa exploratória que pretendeu analisar o papel da comunicação organizacional na construção e manutenção de uma imagem institucional sólida e estrategicamente definida.


Palavras-chave:  Comunicação organizacional, identidade corporativa, imagem institucional
਍ഀ