INTERCOM 2007
NP-RP.2275-1


NP Relações Públicas e Comunicação Organizacional

A COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO: REFLEXÕES SOBRE OS PRECEITOS DA ABERJE NO CAMPO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL NO BRASIL (1980-2006)

Claudia Nociolini Rebechi (USP)

Resumo

A Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – tem um papel central no desenvolvimento da comunicação organizacional no país. Mediante suas ações de teor educacional e de formação profissional, esta associação tem contribuído para a orientação de conceitos e práticas de comunicação interna nas organizações brasileiras. Sua relevante inserção neste campo de estudos desperta a necessidade de uma reflexão sobre qual paradigma, funcionalista ou interpretativo, a Aberje tem pautado suas ações de 1980 até 2006. Diante disso, este paper indica alguns aportes que integram esta pesquisa de mestrado que vem sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo. Este estudo objetiva contribuir para o entendimento do “estado da arte” da comunicação organizacional brasileira na contemporaneidade.


Palavras-chave:  comunicação organizacional, Aberje, comunicação interna, perspectiva interpretativa
਍ഀ