INTERCOM 2007
NP-TC.2319-1


NP Teorias da Comunicação

RECEPÇÃO DE ANÚNCIOS NA TV POR CRIANÇAS਍ഀ DA ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA DE BLUMENAU ਍ഀ

Roseméri Laurindo (FURB); Andressa Leal (FURB)

Resumo

A análise de recepção contribui para renovar a compreensão sobre a mídia. Consumidoras em potencial, as crianças formam um grupo que precisa ser problematizado de modo especial na sua interação com as mensagens da propaganda. Elas possuem um jeito próprio de compor fantasia e realidade. A pesquisa buscou verificar como a criança entende as diferenças entre comerciais e programação da TV, analisar elementos que mais atraem, identificar a retenção de produto, marca e personagem e refletir sobre a influência da propaganda. Realizou-se uma pesquisa de campo com o método observacional e discussão de grupo com crianças de cinco anos, sob critério de classe social. Concluimos que os fatores que determinam a recepção infantil dependem muito mais da maturidade, personalidade e educação do que a idade.


Palavras-chave:  recepção, criança, propaganda, televisão, consumo
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