INTERCOM 2007
IJ-MI.2323-2


Intercom Júnior - Mediações e interfaces comunicacionais - Trabalho individual

A INDÚSTRIA CRIATIVA EM PERNAMBUCO: CRIATIVIDADE E TECNOLOGIA DIGITAL NA PRODUÇÃO DO CINEMA LOCAL

Maria do Socorro Macedo de Barros (Unicap)

Resumo

O objetivo é analisar a emergente indústria criativa em Pernambuco, com foco nas produções do cinema local. O termo é novo, cunhado na década de 90, e por isso a definição ainda está em construção. Essa indústria é baseada na criatividade, competência e talento individual com potencial para criação de trabalho e riqueza através da geração e exploração da propriedade intelectual. O levantamento de dados foi realizado a partir de entrevistas e bibliografias. A pesquisa traz a relação da criatividade com a tecnologia digital e mostra como elas contribuem para o fortalecimento dessa indústria. O estudo aponta que em Pernambuco existem indústrias criativas e que o cinema local faz parte delas, além de constatar que é preciso promovê-las, através de políticas públicas, no setor do cinema do Estado para tornar o País mais competitivo.


Palavras-chave:  Cinema, Digital, Criatividade, Indústria Criativa
਍ഀ