INTERCOM 2007
NP-RP.2335-1


NP Relações Públicas e Comunicação Organizacional

A AGENDA SETTING E A COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Valéria Deluca Soares (IPA)

Resumo

Os principais pressupostos e conceitos que acompanham a Hipótese de Agenda Setting, verificados na relação entre a mídia e os receptores, podem ser encontrados no relacionamento entre organizações e seus públicos, a partir de processos de comunicação. Assim como a notícia é o elemento que dá conteúdo às pautas que circulam nos meios de comunicação, a informação organizacional é o combustível que alimenta os fluxos de comunicação nas organizações. Os canais institucionais têm influência similar junto aos sujeitos organizacionais, se comparados com os meios de comunicação de massa, na formação da agenda e na influência sobre o quê e como pensar e falar. Veículos, como o portal corporativo, podem ser vistos como aliados nestes processos.


Palavras-chave:  Comunicação nas Organizações, Informação, Conhecimento, Portal Corporativo, Agenda Setting
਍ഀ