INTERCOM 2007
IJ-JE.2379-1


Intercom Júnior - Jornalismo e editoração - Trabalho individual

O PROBLEMA DA OBJETIVIDADE JORNALÍSTICA NA COBERTURA DAS ELEIÇÕES PARA O GOVERNO DE PERNAMBUCO NO JORNAL DO COMMERCIO E NO DIARIO DE PERNAMBUCO

Haymone Leal Ferreira Neto (unicap)

Resumo

O presente trabalho busca demonstrar como a preocupação como a prática de um jornalismo supostamente imparcial, calcado nos rituais estratégicos da objetividade, acabou por impedir o aparecimento do debate programático e de idéias no noticiário político durante a cobertura da campanha para o segundo turno das eleições para o governo do estado de Pernambuco. Em detrimento de propostas de governo, os dois jornais locais se ocuparam predominantemente da agenda dos candidatos, dos bastidores da campanha e, em menor grau, de pesquisas de opinião e da logística do processo eleitoral. O esvaziamento do debate político, neste sentido, tem o objetivo de preservar interesses particulares das empresas de comunicação, que dependem em grande parte das verbas publicitárias dos governos.


Palavras-chave:  jornalismo, teoria da notícia, ideologia
਍ഀ