INTERCOM 2007
NP-PO.2381-1


NP Políticas e Estratégias de Comunicações

"DE CONSUMIDOR A CIDADÃO : UM ROTEIRO POSSÍVEL"

Priscila de Siqueira Kuperman (UFRJ)

Resumo

A partir do tema central do NP, “Políticas e estratégias de comunicação”, proponho pensarmos o sentido da violência como abominação do Outro, como intolerância à diferença em suas variadas expressões. Parto da identidade do sujeito-consumidor na sociedade industrial contemporânea, em sua perda das referências culturais tradicionais, como responsável pela carência de uma ética de cidadania, entendida enquanto convívio de diferenças em uma interação solidária ou negociada. A partir daí, e inspirada no ‘boom’ editorial e midiático como resposta a uma demanda de mercado quanto às expressões culturais orientais, observamos o quanto os discursos simbólicos e as expressões ritualísticas destas culturas trazem uma outra lógica, que possa atuar como uma estratégia e de uma política alternativa de comunicação, como saída para a autoreferência própria ao individualismo ocidental contemporâneo.


Palavras-chave:  COMUNICAÇÃO, MERCADO, DIFERENÇA, EXLUSÃO/INCLUSÃO, ÉTICA
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