II Multicom - Colóquios Multitemáticos em Comunicação - Mesa A PESQUISA SOBRE MÍDIA REGIONAL NA FORMAÇÃO DO COMUNICADOR SOCIAL ഀ
ഀ
Robson Bastos da Silva (UNISANTA/UNITAU); Edilene Maia Almeida (UNITAU); Viviane Fushimi (UNITAU-FATEA); Eliane Freire de Oliveira (UNITAU)
ResumoResumoഀ
ഀ
Esta pesquisa é uma análise sobre a comunicação empresarial praticada nos anos 30 e 40 pela indústria Companhia Taubaté Industrial (C.T.I), uma das maiores empresas da América Latina nesta época. Este trabalho propõe realizar uma dinâmica interdisciplinar e transdisciplinar, adotoando-se a pesquisa científica – vista como um instrumento pedagógico importante para a construção do conhecimento dos alunos sobre o papel desempenhado pela Companhia Taubaté Industrial (CTI), pelo veículo jornalístico institucional - C.T.I. Jornal - como modelo de comunicação entre o empresariado e os empregados na primeira metade do século XX. Serão também analisadas as estratégias empresariais utilizadas pelo veículo para diminuir os conflitos e proporcionar soluções de interesse patronal.ഀ
Palavras-chave: ensino de comunicação, pesquisa, mídia regional |