INTERCOM 2007
MUL-ME.2405-3


II Multicom - Colóquios Multitemáticos em Comunicação - Mesa

A PESQUISA SOBRE MÍDIA REGIONAL NA FORMAÇÃO DO COMUNICADOR SOCIAL ਍ഀ ਍ഀ

Robson Bastos da Silva (UNISANTA/UNITAU); Edilene Maia Almeida (UNITAU); Viviane Fushimi (UNITAU-FATEA); Eliane Freire de Oliveira (UNITAU)

Resumo

Resumo਍ഀ ਍ഀ Esta pesquisa é uma análise sobre a comunicação empresarial praticada nos anos 30 e 40 pela indústria Companhia Taubaté Industrial (C.T.I), uma das maiores empresas da América Latina nesta época. Este trabalho propõe realizar uma dinâmica interdisciplinar e transdisciplinar, adotoando-se a pesquisa científica – vista como um instrumento pedagógico importante para a construção do conhecimento dos alunos sobre o papel desempenhado pela Companhia Taubaté Industrial (CTI), pelo veículo jornalístico institucional - C.T.I. Jornal - como modelo de comunicação entre o empresariado e os empregados na primeira metade do século XX. Serão também analisadas as estratégias empresariais utilizadas pelo veículo para diminuir os conflitos e proporcionar soluções de interesse patronal.਍ഀ


Palavras-chave:  ensino de comunicação, pesquisa, mídia regional
਍ഀ