CATEGORIA: D1.1 - Pesquisa ALÉM DO OLHAR: O DIAGNÓSTICO DE UM PÚBLICO FORMADO POR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, DIANTE DA INFORMAÇÃO JORNALÍSTICA Mário Mendes Neto (Universidade Federal de Minas Gerais); Bruno de Moraes Castro (Universidade Federal de Minas Gerais)
ResumoO trabalho consiste em um diagnóstico de um público formado por deficientes visuais de Belo Horizonte, visando compreender sua situação atual diante da informação jornalística, para o desenvolvimento de uma revista voltada para esse público. Os conceitos e técnicas de relações públicas, marketing e jornalismo foram articulados para a condução de pesquisas, que revelaram o perfil do público, seus hábitos, percepções diante da informação jornalística e de pontos como acessibilidade e fatores relevantes para a boa compreensão. Dentre as conclusões, observou-se que o público possui necessidades específicas, demandando veículos especialmente desenvolvidos para suas necessidades e que a articulação de conhecimentos transdisciplinares auxilia as soluções informacionais orientadas para o público, contribuindo para a inclusão social deste. Palavras-chave: deficientes visuais, diagnóstico, jornalismo, pesquisa, relações públicas |