XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:D11PC.1913-1


CATEGORIA: D1.1 - Pesquisa

ALÉM DO OLHAR: O DIAGNÓSTICO DE UM PÚBLICO FORMADO POR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, DIANTE DA INFORMAÇÃO JORNALÍSTICA

Mário Mendes Neto (Universidade Federal de Minas Gerais); Bruno de Moraes Castro (Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo

O trabalho consiste em um diagnóstico de um público formado por deficientes visuais de Belo Horizonte, visando compreender sua situação atual diante da informação jornalística, para o desenvolvimento de uma revista voltada para esse público. Os conceitos e técnicas de relações públicas, marketing e jornalismo foram articulados para a condução de pesquisas, que revelaram o perfil do público, seus hábitos, percepções diante da informação jornalística e de pontos como acessibilidade e fatores relevantes para a boa compreensão. Dentre as conclusões, observou-se que o público possui necessidades específicas, demandando veículos especialmente desenvolvidos para suas necessidades e que a articulação de conhecimentos transdisciplinares auxilia as soluções informacionais orientadas para o público, contribuindo para a inclusão social deste.


Palavras-chave:  deficientes visuais, diagnóstico, jornalismo, pesquisa, relações públicas
਍ഀ