XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:PUB-MI.6-2


GT: Publicom - Mediações e interfaces comunicacionais

"PIERRE BOURDIEU: QUESTÕES DE SOCIOLOGIA E COMUNICAÇÃO"

Liráucio Girardi Júnior (Faculdade Casper Líbero)

Resumo

“A partir do pensamento de Pierre Bourdieu e sua proposta de construção de uma Economia das trocas simbólicas, o autor elabora uma série de considerações sobre o processo de formação de um problema de pesquisa (a comunicação mediada e o mundo moderno); o papel dos ritos de instituição e a formação da illusio (na construção do campo da Comunicação); as relações entre o espaço social, o gosto e os estilos de vida (nas formas de consumo cultural); as “mediações” que o habitus realiza nesse processo (como disposições); o poder simbólico e o papel dos porta-vozes nas lutas simbólicas (a luta pela representação no campo midiático); as relações entre os discursos e os mercados simbólicos (nos quais circulam, são avaliados e hierarquizados) e o exercício de objetivação (que se impõe ao trabalho sociológico).”਍ഀ Formato 14x21cm਍ഀ 244 páginas਍ഀ R$ 30,00਍ഀ


Palavras-chave:  Pierre Bourdieu, habitus, campo, poder simbólico, espaço social
਍ഀ